quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Prova de Produção de texto

No dia 27/11/2014 nós do 9º ano realizamos a avaliação bimestral de Produção de texto, na avaliação o gênero do texto era Artigo de Opinião, e o tema era ''Seca em São Paulo''. Leia abaixo sobre o Artigo de Opinião e suas características

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.

É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.

Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.


Veja também uma reportagem sobre a seca em São Paulo

Pouco investimento e seca histórica explicam falta d'água em São Paulo

Dependência da Grande São Paulo do sistema Cantareira revela as dimensões estruturais do problema, aponta Marcelo Vargas, professor da Ufscar

21/10/2014 | 20h02

Foto: Arte / Zero Hora
Uma das maiores estiagens da história, somada a problemas estruturais no sistema de abastecimento de água, atormenta moradores da maior cidade da América do Sul. Mais da metade dos moradores de São Paulo ficou sem água em casa em algum momento do último mês – e, na segunda-feira, o sistema Cantareira, que abastece a metrópole, baixou para o menor nível de sua história:está com 3,5% da capacidade de armazenamento.
Enquanto paulistanos penam guardando água em baldes e limitam o consumo ao mínimo, buscam entender o que houve. Em entrevista a Zero Hora, o doutor em planejamento urbano e professor da Universidade Federal da São Carlos (Ufscar) Marcelo Vargas relaciona os motivos que geraram a crise hídrica em São Paulo e as consequências da escassez d´água.
Quais são as causas do desabastecimento em São Paulo?
A falta de água na Grande São Paulo tem causas conjunturais e estruturais. Em termos conjunturais, o último verão, que normalmente se caracteriza como uma estação de chuvas, foi um dos mais secos e quentes da história não apenas na região da capital e seu entorno, mas também em grande parte do sudeste, especialmente em Minas Gerais e no Vale do Piracicaba, de onde vem a maior parte da água que abastece a região metropolitana, através do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de quase metade da população da metrópole.
Essa estiagem severa permaneceu nos meses seguintes, quando há naturalmente menos chuvas na região. Com pouca chuva e maior consumo, devido ao calor, os rios e represas que abastecem o Sistema Cantareira caíram ao menor nível já registrado desde 1930.

E em termos estruturais?
A própria dependência da Grande São Paulo do sistema Cantareira revela as dimensões estruturais do problema. São Paulo é uma metrópole mal localizada: a maior parte dos seus quase 20 milhões de habitantes mora na região de cabeceiras do rio Tietê, na bacia hidrográfica do Alto Tietê, onde o rio tem menos água do que no seu curso. Assim, a disponibilidade de água per capita desta bacia é de apenas 200 m³ por ano por pessoa. 

De acordo com a ONU, uma região enfrenta uma situação de estresse hídrico quando apresenta uma disponibilidade de água anual inferior a 1.700 m³ per capita. Abaixo de 1.000 m³ por pessoa por ano já caracteriza uma situação de grave escassez. Para complicar, há 5 milhões de pessoas na bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que também dependem das águas represadas no sistema Cantareira.
Quais são as consequências para a população?
As consequências são a falta d'agua para as atividades domésticas e comerciais de muitos estabelecimentos durante horas ou mesmo dias seguidos, sobretudo nas regiões mais altas e afastadas dos centros onde se faz a reserva, o que pode gerar desconforto, problemas econômicos e de saúde.
O que poderia ter sido feito, em âmbito estadual, para que a situação não chegasse a esse ponto?
A Sabesp deveria ter investido em novos sistemas de produção de água potável que captassem água de outros mananciais regionais, para diminuir sua dependência do Sistema Cantareira, como estava previsto desde 2004, quando foi renovada a licença federal que a companhia estadual de saneamento obteve em 1974 para construir e operar o sistema, que lhe permite retirar até 31m³ por segundo da bacia do Piracicaba. Essa foi uma das condições para a renovação da licença, concedida pela Agência Nacional de Águas (ANA), cuja validade se encerrava em agosto deste ano.

Porém, com a crise provocada pela grave estiagem deste ano, as negociações para a renovação desta licença foram suspensas, e a outorga dos diretos de uso desta água (o nome técnico desta licença) obtida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em 2004 foi provisoriamente renovada por mais um ano. A Sabesp e outros órgãos estaduais fizeram diversos estudos de diferentes alternativas, mas há apenas um sistema produtor de água potável sendo construído, o Sistema São Lourenço, que capta água no Vale do Ribeira (sul de SP), cujas obras estão atrasadas e só devem ser concluídas em 2016.
Em âmbito nacional, alguma medida poderia ter diminuído o problema?
Os rios e represas que abastecem o Sistema Cantareira são águas de domínio da União, pois banham mais de um Estado, uma vez que as nascentes destes rios estão em território mineiro. Isso faz com que a Sabesp, companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo, dependa de autorização federal para captar e "exportar" estas águas para a região metropolitana da capital.

A Agência Nacional de Águas tem se articulado com os comitês de bacia hidrográfica do Alto Tietê e do Piracicaba, com a Sabesp e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de SP (DAEE) para administrar essa crise. Mas não caberia à Agência Nacional de Águas, creio, intervir no planejamento da Sabesp e dos órgãos estaduais.
E para afastar as chances de este problema voltar, no futuro, o que deve ser feito?
Não creio que haja apenas uma linha de ação a ser tomada, mas várias. Certamente será preciso investir em novos sistemas de produção de água que busquem mananciais alternativos no vale do Paraíba, na Baixada Santista e noutras regiões vizinhas da metrópole, como preveem diversos estudos. Também é necessário interligar estes sistemas, para que haja mais flexibilidade na transposição de águas de reservatórios mais cheios para os mais vazios.

Será preciso ainda educar a população e as empresas para racionalizar o uso da água, com multas ou tarifas mais altas durante períodos de escassez, educação ambiental e uso de equipamentos mais eficientes, que evitem desperdícios. Também é preciso aumentar a eficiência operacional da Sabesp, que ainda apresenta índices elevados de perdas (cerca de 20% da água produzida se perde em vazamentos), além de investir em tecnologias de reutilização da água.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ARTE - A PINTURA DOS SENTIMENTOS:

Arte

A PINTURA DOS SENTIMENTOS:


Na aula de arte (terça-feira) dia 21/10 pintamos os quadros dos sentimentos, para ser pendurado em cada sala. Utilizamos tintas acrílicas, pincéis, misturamos algumas cores, água, para ficar ao nosso gosto, entre outros tipos de materiais utilizados. Para podermos finalizar a pintura das obras descemos na quarta-feira para a finalização das telas. O objetivo desta aula é sempre bom, pois, aperfeiçoamos as habilidades de pintura.     
Resultado de imagem para imagens da telas que representam sentimentos
Esta imagem representa o desespero de algo que você só pode expressar colocando para fora
Resultado de imagem para imagens da telas que representam sentimentos
Esta imagem representa o amor do homem pela beleza da natureza
Esta imagem representa a parte mais física e de desejos do homem
E esta? o que significa pra você?
Bianka Martins. 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Nesta semana , na aula de Ética , realizamos uma atividade do projeto mergulho ,chamada ´´utilizando máscaras´´ , na qual o objetivo era explicar sobre as nossas máscaras , utilizadas no dia a dia .
Nós já explicamos as nossas ,mas e você caro leitor , qual a explicação para o uso de uma máscara feliz , quando na verdade , você está triste?




                                                                                                                           Por : Samantha Carvalho

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Ginástica Rítmica

No dia 22/10 aprendemos sobre dois tipos de ginásticas, irei falar um pouco sobre a ginática rítmica.
 Os equipamentos usados são:

Arco

Corda

Bola

Maças


 




















Fita


















Sua modalidade é copetitiva e cooperativa é praticada no solo, é preciso de elegância e postura. Ela pode ser em grupo ou invidual.

Jennifer Laurindo

segunda-feira, 27 de outubro de 2014


Nós do 9° ano, no dia 21 de outubro já na primeira recebemos o professor de artes, o professor William e chegou na sala e já fomos descer para o pátio para realizar o término das obras. Quando chegamos lá alguns alunos já tinham terminado a pintura mas, outros ainda tinham que terminar. Então, o professor entregou todas as tintas (acrílicas) para o término da pintura das obras. 
Ricardo Morato.

Geografia na história:


Nós do 9°ano nessa semana na aula de Geografia aprendemos sobre a Índia e a China, fizemos exercícios no livro e o professor passou a revisão para a prova.
Assistimos um documentário sobre os desertos.
Durante as aulas do professor Daniel teve como principal assunto:
China: Tem o segundo maior PIB ( produto interno bruto) do mundo com o maior crescimento econômico do planeta. Possui dois sistemas : Socialismo e o Capitalismo. Tem como o regime politico o comunismo e o socialismo , sua esfera econômica é o capitalismo, é o terceiro maior território do mundo , tendo a maior população.  

Chamada oral (Espanhol)

Nós, do 9ºano, realizamos uma chamada oral, onde todos leram uma parte do texto ''Crece el interesé por la oralidad'' da página 93.
Após,realizamos lições do capitulo 9,que consiste nas páginas 87 e 88, 90 e 91
Nós do 9ª ano nessa semana na aula de Geografia aprendemos sobre a Índia e a  China, fizemos exercícios no livro  

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Objetivo do Blog

Nós alunos do 9º ano, juntamente com a professora de Informática, Lucilene Moura, criamos o "Blog do Nono ano" com o intuito de compartilhar as atividades dadas em aula para que o expectador possa se informar e ampliar seu conhecimento .
Os textos servem de apoio aos alunos, para que os mesmos revisem as matérias de forma dinâmica e, para que compreendam melhor, com seus próprios conceitos.